Se sua empresa não souber para que ela existe, não conseguirá definir uma estratégia de crescimento, porque os objetivos
da empresa não serão claros. A declaração da missão serve como base para a construção da estratégia
(com objetivos, indicadores e metas).
Uma boa definição de missão deve esclarecer o benefício gerado pela
empresa para o seu público-alvo. Em outras palavras, uma empresa deve existir não para produzir o
produto ou prestar o serviço que consta em seu contrato (ou estatuto) social, mas sim, para levar o benefício
(do produto ou serviço) ao seu público-alvo.
Uma boa definição de missão também deve ser inspiradora e
desafiadora, para que haja o engajamento de seus colaboradores e parceiros, comprometidos em levar um benefício
cada vez melhor para um (maior) público-alvo.
Muitos especialistas defendem que a declaração da missão deve ser
curta para que seja lembrada, vivenciada e transmitida por todos os envolvidos com o negócio. No fundo, deve
servir com um mantra, uma crença que orienta a existência da organização.
Definida a missão, é o momento de a empresa determinar uma visão de futuro para o seu negócio, ou seja, ter objetivos
para atingir nos próximos anos. É fundamental que eles tenham indicadores e metas.
Se a empresa quer ser a maior, a
melhor e/ou a mais admirada de seu segmento, deveria definir indicadores e metas para saber se está alcançando seus
objetivos. Ao contrário da missão, é muito difícil encontrar uma definição da visão de uma companhia que contenha os
objetivos, os indicadores e as metas.
Em geral, tais informações não são divulgadas publicamente e outras são impedidas
de “prometer” resultados para os investidores.
Nem todas as empresas que definem missão e visão chegam a elaborar uma lista de valores que orienta o comportamento da organização. Outras já usam sua lista de valores nos processos seletivos, nos processos de avaliação de desempenho dos colaboradores e na relação da empresa com clientes, fornecedores e parceiros.
Telbra Ex Indústrias e Comércio Ltda - Rua Caripura, 148 - Sacomã - São Paulo - SP - CEP 04254-060 - Brasil | telbra@telbra.com.br +55 11 2946-4646